Visualização

sábado, 3 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010: Holanda x Brasil

Como funciona a Copa??? São divididos 32 seleções em 8 grupos, cada grupo possui um cabeça de chave que é quem realmente disputa o título da Copa do Mundo, em regra este termina em 1° entre os 4 do grupo e pega algum outro participante mediano nas oitavas que ficou em 2° colocado em sua respectiva chave.
Em outras palavras, sair nas quartas quer dizer que o primeiro jogo difícil, onde você irá se confrontar com um cabeça de chave, não foi ganho. 

Desvendando os mitos:

Cadê a super zaga do Brasil??? Se o Brasil possui uma grande zaga, isso ficou no papel. A seleção conseguiu tomar 4 gols em 5 jogos. Sendo que a pior parte é que apenas tomou gols em vacilos. Tomar gol da Coréia do Norte, pior seleção de toda a Copa, não é algo que possa passar despercebido. Sem contar o gol por falta de posicionamento contra a Costa do Marfim, um erro de linha de impedimento. E contra a Holanda uma falha do "melhor goleiro do mundo", deve ser culpa da escola de goleiros do Flamengo, porque o Bruno sempre falha saindo do gol, e o outro tento deste mesmo jogo de falha de posicionamento na 1° trave em escanteio.

Cadê o melhor do mundo e artilheiro da Copa??? Quem disse que seria tudo isso foi a enganação em pessoa, o pseudo craque Robinho. Este é o famoso triatleta, que só pedala, corre e NADA.

A laranja mecânica, finalmente empatou com o Brasil em eliminações na fase de mata mata. Brasil ganhou em 94 e 98 e a Holanda em 74(com Cruyff) e agora em 2010.

Como aconteceu isso???

A Holanda é um time que não perde há 2 anos, e mesmo com a brigas internas, que existem e são muitas, continua levando os melhores jogadores, o que ajuda bastante.
Robben, é um craque de uma jogada??? E daí??? Guarrincha tinha quantas??? Craque é aquele que faz muito bem uma jogada que faz diferença para ganhar um jogo.

Este esquisito Brasil era o time da bola aérea e parada. Kaká, único craque do time, fora de sua forma física é apenas um jogador mediano, porque é um armador que não possui excelente passe, o jogo dele é simples, mas não fácil de fazer, é correr muito, puxar mais de 1 na marcação, e tocar para alguém que ficou livre, e para esse passe é necessário muito mais tempo de bola do que habilidade/precisão de toque.

Quando já estava perdendo, e visivelmente não conseguindo correr muito, começaram a todo momento a levantar a bola na área, inclusive sem ir ao fundo de campo, é a típica jogada de desespero de time limitado, era muito melhor atacar menos mas com mais qualidade.

Essa seleção de "dunguinhas", ou melhor, de "zangadinhos", demonstrou um Brasil que nunca tinha visto, que era o do sem preparo psicológico nenhum, Dunga realmente montou um time com a sua cara, jogadores que não sabem se comportar em campo e com total descontrole, não conseguindo jogar quando está atrás no placar.

Apesar de tudo, este foi o melhor jogo da seleção, o único em que ela não foi mediana, mas, infelizmente, não passou dos primeiros 45min do 1° tempo. Robben tinha sido parado, na base da falta mas tinha, Sneijder sem espaço para seus lançamentos precisos, e para a sorte de todos, Van Persie que é mais um dos bons jogadores que veio de contusão para a Copa e não está jogando nada, continuou jogando nada.

Em 2006 levamos vários jogadores fora de forma, já em 2010 a aposta foi maior, jogadores ainda mais despreparados fisicamente. As outras seleções levarem Rooney, Drogba, Fernando Torres, eu até entendo porque eles não possuem muitas opções, mas se tratando de Brasil, é inadmissível. 

O problema foi a convocação??? Também, mas não no que falam. A mídia queria levar jogadores que se "consagraram" em campeonatos estaduais e Copa do Brasil, jogando contra Naviraiense e Ituano??? Concordo com Mainardi quando diz que: 
"Ganso e Neymar consagraram-se em partidas contra o Rio Branco e o Guarani. Escalá-los numa Copa do Mundo contra a Espanha e a Inglaterra seria o mesmo que escalar Lula para negociar com o regime genocida iraniano" 

Que o Brasil aprenda a lição, não é na zorra total(2006) e nem o regime de monastério(2010) que se ganha uma Copa.

3 comentários:

  1. Felipe melo o culpado. fez o gol contra, nao tava em cima no lance do segundo gol, ficou plantado parado e depois foi expulso.
    Não teria sido problema ele ter errado uma vez, mas três? de resto ate que o brasil conseguiria ser melhor do que foi no jogo.

    ResponderExcluir
  2. Não acho que a culpa foi toda do Felipe "cartão" Melo.
    Júlio César saiu errado, ele mesmo admitiu isso. No 2° gol, o erro foi não ter alguém alto parado na 1° trave.
    Acho que o erro dele foi 1, o cartão.

    ResponderExcluir
  3. Certamente são nas oitavas, quartas e semis que vemos quem são os 'bons'.

    Sem dúvidas a seleção brasileira deixou a desejar.

    E digo mais: Enqt os jogadores e toda a equipe técnica não entenderem que as 5 estrelas estão na camisa e não em campo, vai ficar difícil acrescentar a 6ª estrela!

    Pelo menos, a vaga de 2014 está garantida. Rá!

    ps: Concordo com vc e com o Mainardi. Infelizmente para jogar bem, tem que ir pra Europa. Lá dá pra aprender a jogar e ainda conhecer como os adversários jogam ;)

    ResponderExcluir