Visualização

domingo, 27 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010: Alemanha x Inglaterra

Que jogo. Até que enfim um digno de Copa do Mundo.

Uruguai x Coréia do Sul também foi bom, principalmente ver Forlán, um atacante estilo Fernandão, que tem tanta qualidade no passe que o treinador recuou ele para o meio. É sempre bom ver a celeste bicampeã olímpica e mundial voltar a demonstrar um bom futebol.

Voltando ao duelo de titãs, é interessante lembrar que a Alemanha considera a Inglaterra como uma seleção do nível de Portugal ou uma Hungria, e não vejo nenhum exagero nisso.
Inglaterra tirando a Copa em casa, e com o gol do título roubado, inclusive contra a mesma Alemanha, não passa de uma participante de luxo das Copas. O máximo que conseguiu foi uma semifinal em 1990 perdida novamente para a Alemanha.
Holanda, França e Hungria, só para citar como exemplos, já fizeram muitos mais do que o English Team em Copas. Os anglo-saxões nunca tiveram um Eusébio, Platini ou Bergkamp, menos ainda um Zidane, Pukas ou Cruyff.

Essas duas seleções já foram famosas pelas jogadas de bola aérea, coisa que as duas abandonaram como arma principal. A Inglaterra joga com passes precisos e a Alemanha com o contra-ataque à lá Dagoberto & Marlos, na velocidade. Interessante lembrar que esse jogo da Alemanha, para funcionar, ela tem que sair na frente, senão o outro time se fecha, e complica o jogo dela, já a Inglaterra, possui o melhor lateral esquerdo do mundo, e um dos piores do outro lado. Não é à toa que o novo técnico do Real Madrid, o portuga José Mourinho está cogitando trocar Kaká por A. Cole + Lampard, o craque brasileiro iria jogar novamente com o técnico que ele mais brilhou, Ancelotti, no Chelsea.

Podem falar o que quiser do Klose, mas esse ataque polonês da Alemanha tem funcionado nas Copas, Klose já igualou Pelé, e na próxima partida já poderá passar Just Fontaine e quem sabe até mesmo Gerd Muller e Ronaldo como o maior artilheiro de todas as Copas.

E o Rooney??? Muito se falou se sua forma física, por causa das lesões e tal, eu já atribuo a outro fator ele não ter ido bem neste Copa, a formação tática. No M. United ele é o único atacante do time, ele joga centralizado e não tem que voltar pra buscar bola, o time que joga +ou- num 4-5-1, sendo que atacando esses 5 do meio sobem, com os laterais Evrá os gêmeos brasileiros e às vezes o Gary Neville, e o meio rápido e habilidoso com Nani, Park, Giggs, Scholes, Valencia, Fletcher e Carrick. Só um detalhe, não sou eu que não sabe fazer conta, é que Alex Ferguson muda muito o time, por isso citei mais os jogadores que ele mais usa nessas posições.
Jogar num 4-4-2, inclusive na zaga sem o Ferdinand que faz muita diferença, quebrou o Rooney, porque os 2 volantes não subiam juntos, e nem os laterais, ele ficava com pelo menos 2 toda hora marcando ele. Era melhor ter jogado num 4-1-4-1, com um volante plantado na frente da zaga, e liberar Lampard para atacar por exemplo, porque ele de volante, marcando mais do que atacando, foi um total desperdício.

E agora é aguardar a Argentina passar, para ver Alemanha x Argentina, a terra vai tremer.


2 comentários:

  1. Renan, já pode ser contratado pelo Sportv.

    Será que ganham mais que advogado?

    Abraços.

    Rodrigo Giro

    ResponderExcluir
  2. Grande jogo mesmo!!!
    Quero MUITO que a Argentina SAIA!!!

    ps:. apesar de ser comentarista.... que tal ser narrador e entrar no lugar do GALVÃO????
    hehe

    Té.

    ResponderExcluir