A resposta para a pergunta acima é NÃO. E não é por conta do último resultado(eliminação na semifinal para o Santos) que estou dizendo isso.
Quando foi anunciado que o nosso novo técnico seria PCC eu acreditei no potencial dele, até pela campanha que fez no Atlético-PR(elenco limitado), mas praticamente só tive decepção.
É verdade que o futebol apresentado pelo Maior do Mundo mudou, antes éramos o time da bola parada e da defesa, que ganhava os jogos no contra-ataque ou em escanteios e faltas, mas sejamos sinceros, não tínhamos muitas outras opções, fico a imaginar como seria este elenco atual nas mãos do MuriTRI.
Agora somos o time da velocidade, time que erra muito, mas que é mais agradável de se ver. Não concordo que o São Paulo de hoje cria muito, criar para mim seria ter muitas finalizações claras de gols, e isso não acontece sempre nos jogos do tricolor.
Ironicamente, acredito que o problema do PCC é a quantidade de opões que ele tem em quase todas as posições do time. Ele inventa demais, justifica o apelido de professor Pardal.
Um bom time tem que ter seus titulares bem definidos, entrosamento é essencial para ganhar títulos, o São Paulo de hoje era para ter apenas uma dúvida na formação inicial, Jr. César ou Juan, que são jogadores do mesmo nível, mas de características diferentes.
Esse negócio de 4-4-2 torto, com um zagueiro fazendo a lateral direita não funciona, ainda mais com três volantes. Não interessa o posicionamento, um time com três zagueiros e três volantes não tem como penetrar em uma defesa bem montada, é questão de matemática.
Normalmente o time adversário vai ter uma linha de quatro atrás com dois volantes, que somados são seis jogadores defendendo contra três atacando do São Paulo, dois marcadores para cada jogador, não é o lateral esquerdo subindo de vez em quando e um volante revezando com o outro para subir que vai fazer a diferença.
O maior problema do São Paulo continua a ser o mesmo de três anos para cá, não tem um meia de ligação, alguém que saiba colocar a bola entre os zagueiros, que saiba lançar em profundidade, e laterais que apóiem com qualidade, dando assistências com regularidade.
Mas esse problema poderia ser muito amenizado com um quarteto ofensivo, dois abertos pelos lados, um centralizado e um vindo de trás pelo meio, com uma formação básica assim, os laterais e volantes quando subirem poderiam ser um elemento surpresa e diferencial.
Nos jogos decisivos voltei a ver o SPFC dos últimos anos, defendendo muito mais do que atacando, e desperdiçando muitas bolas, principalmente com Marlos, que não tem condição nenhuma de ser titular do Maior do Mundo.
Duas coisas poderiam melhorar de imediato, utilizar mais o Rivaldo, e a diretoria procurar um técnico a altura do elenco, escolheria Paulo Autuori.
Espero que com o retorno de Fernandinho, Lucas e a volta de Luís Fabiano, a história mude, e o São Paulo volte a ser decisivo em jogos eliminatórios.
Não é mole não, a Copa do Brasil virou obrigação.
Dificil é parar o Bonde do Mengão! :D
ResponderExcluir